Créditos: www.angolamonitor.co.ao
Lembro-me sempre de ti quando me deparo com palavras angolanas novas! Aprender novas palavras e integrar novas linguagens no teu cérebro é de certeza como brincadeira de crianças, mas para mim é um exercício de tentativa-erro lento...
Mas com o tempo passado por estes lados vamos aprendendo cada vez mais palavras novas e, na minha opinião, super engraçadas. É claro que no primeiro contacto não entendíamos patavina sobre o que queriam dizer. O significado de algumas palavras o marido já sabia, o de outras chegamos lá pelo contexto e outras ainda só com pesquisa em casa ficamos a perceber o que queriam dizer. A cara de parva que já fiz por não "apanhar uma" do que me estava a ser dito tem os seus dias contados.
Pode ser que um dia se consiga ter por casa um diálogo parecido com este:
- Meninos, desliguem a tape e venham matabichar! Já olharam para o ulá? Vão chegar atrasados e olhem que o ruca não tem asas...
- Vai malembe, estamos indo, ya? Mamã, sabes o que eu queria ter no meu aniversário? Uma grande boda e uma jinga!
- Xii, anduta pedir! Sabes que para isso que pedes é preciso gastar cumbú! Presta atenção a esta ocipama: és apenas uma candengue, mas para evitares makas na tua vida tens de aprender que o cumbú é difícil de ganhar e só bumbando se consegue. Quem for imbumbável terá fobado e mesmo que tenha muito cambas para o ajudar, terá sempre de se esforçar para ter as coisas que quer na vida.
- Então e não basta ir ao multicaixa?
- É preciso que tenhas cumbú na conta bancária.
- Pois... então e se eu for à loja e pedir uma jinga emprestada?
- Não funciona assim. Se quiseres levar uma coisa sem pagar ficas com uma kilapi e se não pagares essa kilapi a magala aparece e podes ir para a quionga!
- Isso é que era quitute! Nem pensar, não vou fazer isso. Não vou jajar, fiquei panco por aquela jinga que vi na loja! Mas há coisas mais importantes, como ter pitéu na mesa para todos.
- Ya! Assim é que se fala!
- Hum... e se me desses uma gasosa por eu pôr o lixo lá fora? Assim juntava dinheiro mais rapidamente para comprar o que quero...
- E se levasses uma mbenda no mataco pelo atrevimento? Fazes o que a mãe te pede e mais nada! Ya?!
- Ya...
(Tradução:
- Meninos, desliguem a televisão e venham tomar o pequeno-almoço! Já olharam para o relógio? Vão chegar atrasados e olhem que o carro não tem asas...
- Vai com calma, estamos a ir, está bem? Mamã, sabes o que eu queria ter no meu aniversário? Uma grande festa e uma bicicleta!
- Epá, pedir é fácil! Sabes que para isso que pedes é preciso gastar dinheiro! Presta atenção a esta lição: és apenas uma criança, mas para evitares problemas e confusões na tua vida tens de aprender que o dinheiro é difícil de ganhar e só trabalhando se consegue ter. Quem não quiser trabalhar terá fome e mesmo que tenha muito amigos para o ajudar, terá sempre de se esforçar para ter as coisas que quer na vida.
- Então e não basta ir ao multibanco?
- É preciso que tenhas dinheiro na conta bancária.
- Pois... então e se eu for à loja e pedir uma bicicleta emprestada?
- Não funciona assim. Se quiseres levar uma coisa sem pagar ficas com uma dívida monetária e se não pagares essa dívida a policia aparece e podes ir para a cadeia!
- Isso é que era doce! Nem pensar, não vou fazer isso. Não vou mentir, fiquei apaixonada por aquela bicicleta que vi na loja! Mas há coisas mais importantes, como ter comida na mesa para todos.
- Sim senhora, assim é que se fala!
- Hum... e se me desses uma gorjeta por eu pôr o lixo lá fora? Assim juntava dinheiro mais rapidamente para comprar o que quero...
- E se levasses uma chapada no rabo pelo atrevimento? Fazes o que a mãe te pede e mais nada! Sim?
- Sim...
E para saber mais sobre o dicionário angolano, deita uma espreitadela aqui. Vale a pena :)
Deixaste-me galholha de todo! ;)
ResponderEliminar