Este Natal vai ser vivido de forma bem diferente, por razões óbvias: estamos em Angola, com temperaturas diárias a rondar sempre os 30 graus e em que idas à piscina caseira são também diárias para apaziguar o calor sentido. Ao qual o nosso corpo ainda se está a habituar.
Temos a nossa árvore de natal com grande carinho enfeitada. A nossa casa está decorada com apontamentos natalícios. Embrulhos de vários tamanhos e feitios aconchegam o nosso presépio junto à árvore de natal. As ementas da véspera e do dia de Natal estão devidamente planeadas e os ingredientes necessários adquiridos.
No entanto, apesar de todos estes preparativos... sinto falta dos nossos jantares de natal. Sinto falta das trocas de presentes "amigo oculto" (que presentes memoráveis já cada um recebeu...), da conversa entre adultos que se estende até altas horas da noite, dos mais pequenos que adormecem no sofá e dos mais graúdos que aproveitam o facto de os adultos estarem na conversa para quebrarem todas as regras de tempo limite de televisão à noite.
Sinto uma saudade imensa das dificuldades em arranjar uma data para os nossos jantares de natal. E da correria para ter/fazer/comprar os presentes que entendo perfeitos para oferecer à tua prole. Sinto falta de comprar Coca-Cola só para aquela pessoa especial.
Sinto falta de querer ajudar-te a arrumar a tua cozinha e tu delicadamente me expulsares de lá - ficava um pouco preocupada contigo pois queria ajudar-te numa tarefa que é tão chata (pelo menos para mim...), mas ao mesmo tempo essa tua postura fazia-me sentir tão especial, porque eu entendia que não querias perder nem um minuto a arrumar ou limpar, para poderes usufruir inteiramente da nossa companhia.
Sinto uma saudade imensa de olhar para o sorriso nos olhos dos teus filhos. Sinto falta de ver os meus filhos a brincar com os teus. Tenho saudades de ficar a conversar contigo até faltar um minuto para o toque da escola. Sinto falta de discutir contigo quem paga o café naquele dia.
Sinto falta dos vossos abraços. Sinto falta de vocês.
Para mim, o Natal começava com os jantares de Natal. Por mais canela que vá colocar no leite-creme e na aletria, este primeiro Natal Angolano vai ter um sabor diferente.
E apesar das tuas doces palavras de reconforto e incentivo que me apaziguam um pouco o coração, a refeição deste Natal terá mais um ingrediente: a Saudade.
Sem comentários:
Enviar um comentário