14 de dezembro de 2015

O QUE SIGNIFICA AGOSTO DE 2015 PARA TI

2015 está a ser para mim e para o meu Gang do Rimape - a.k.a. marido e filhos - um ano recheado de acontecimentos inesquecíveis e experiências irrepetíveis.

A minha primeira viagem ao continente africano em Março marca o ponto de partida de um processo interior intenso, que culminou na decisão mais radical que já tomei na minha vida: passar a residir com os meus filhos em Angola.

Agosto foi o mês do tomar consciência. Tomar a perfeita e transparente consciência de que…
… sair de Portugal e não saber quando voltar ia mesmo acontecer;
… embalar uma casa inteira, e guardar tudo sabia eu lá onde, tinha de ser feito em menos de um mês;
… nem que tivesse todo o tempo do mundo, não ter o tempo suficiente para me despedir de todas as pessoas que para mim também são indispensáveis na minha vida era um doloroso facto;
… em breve, embarcar juntamente com os meus filhos, na maior aventura das nossas vidas era assustadoramente esperado com alegria;
… apesar do turbilhão de novas experiências prestes a acontecer na minha vida, tinha de existir – e existirá sempre! – um fio invisível a ligar-me a todas as pessoas que tenho o privilégio de ter presente na minha vida, independentemente da distância geográfica que neste momento fisicamente me separa delas.

E de uma forma bem singela, este blogue pretende fazer isso mesmo. Ligar pessoas. Através de um fio invisível feito de palavras, de humor e de partilha. Vamos lá a isso, Mané?

Pois, vamos, então!

As nossas vidas ligaram-se pelas mãos dos nossos filhos mais velhos.
Quer queiramos, quer não, se não fossem eles, não sei se teria tido a sorte de vos conhecer. Mas o que vale é que, em setembro de 2006, nos tornamos Mamãs Monfortinhas e assim cerramos o nosso destino!

O tempo passou e com o crescimento dos nossos filhos primogénitos e o nascimento dos outros todos (!!!) a nossa relação também evoluiu e concretizou-se numa amizade daquelas em que até podemos não dizer mais que meia dúzia de frases durante uns dias – mas lá vinha o convívio, o jantar, a partilha de um serão para matar saudades – e dar vazão à garrafeira!
Facilmente nos habituamos ao que é bom e, como tal, os nossos jantares pós-férias e os convívios em aniversários e demais festividades tornaram-se uma constante sem a qual já não passávamos.

Mas eis que chega Agosto de 2015 e a vossa felicidade enquanto família vos leva para 8690,2 kms de nós.
Oito mil, seiscentos e noventa quilómetros e vinte!

Claro que as mensagens de correio electrónico, o Facebook, o Viber, e demais aplicações ajudam a mitigar as saudades. Mas não chegam para substituir os nossos pequenos-almoços de segunda-feira! Nasce assim, este espaço, mínimo no universo cibernáutico, mas muito significativo nas nossas rotinas.

Uma ligação onde quem nos conhece pode ler os nossos diálogos, as nossas partilhas.
Uma ligação onde poderemos manter a nossa troca de experiência(s).
Mas, acima de tudo, um espaço onde teimosamente não deixamos que tantos quilómetros se intrometam no que nos une.

Ou não fossemos nós saudavelmente teimosas – ou será teimosamente saudáveis?

Manuela e Sónia

Sem comentários:

Enviar um comentário